(41) 3525-0801

Câmara técnica de turismo do SJProspera se reúne para discutir a criação da contribuição de turismo no município

segunda, 28 de julho de 2025

A contribuição de turismo ainda não existe em São José dos Pinhais, sendo discutida a sua implementação

A Câmara Técnica de Turismo do SJProspera se reuniu em 28/07/2025, na Vinícola e Salumeria Politano, no Caminho do Vinho, para dsicutir sobre a implementação da contribuição de turismo no município. Estiveram presentes representantes da Adetur/Rotas do Pinhão, do Sebrae/PR, da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Finanças, assim como diversos empreendedores do segmento. 

A discussão girou em torno dos prós e contras da implementaçaõ dessa contribuição, que em alguns municípios se chama taxa de turismo, aboradando-se em especial a aplicação de tal arrecadação, que, em princípio, é cobrada dos hóspedes de hoteis das cidades e geralmente é destinada ao fundo municipal de turismo dos municípios, revertendo-se em promoção do destino turístico.

O grupo entendeu, em primeira discussão, que a contribuição será importante para a composição do fundo municipal de turismo, que também deverá ser revertido para a promoção de São José dos Pinhais como destino. Para o presidente do SJProspera, Christian Bundt, "a taxa é importante para a composição de recursos para a promoção do destino e vários destinos a cobram há vários anos, sendo tema já sedimentado no trade turístico".

A próxima fase será a elaboração de uma minuta de legislação para que seja submetido o tema ao Conselho Municipal do Turismo e, se lá aprovado, levado como sugestão à prefeita e Câmara de Vereadores para a efetiva implementação.

A reunião também tratou de outros assuntos da câmara técnica, que é apoiada pelo Sebrae/PR na sua gestão, que trabalha na metodologia de Destino Turístico Inteligente. 

Fonte: Secretaria do SJProspera

Galeria de Fotos